Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer

REDE GOIANA DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER

Coordenador: Humberto Luis de Deus Inácio

Objetivo Geral da Rede

1. Subsidiar a formulação, implementação, avaliação e gestão das políticas de Esporte e Lazer no Estado e em seus Municípios, através de diagnósticos da distribuição e qualidade de tais serviços, avaliação de desempenho dos programas, estudos de experiências bem sucedidas e outras investigações aplicadas ao setor.
  2. Subsidiar a avaliação, explicação, elaboração e implementação de elementos teórico metodológicos das diversas áreas de atuação correlatas com a Educação Física.

Fundamentos da Rede:

A constituição da Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer objetiva a sistematização, documentação e produção de informações e conhecimentos acadêmico-científicos que subsidiem a Gestão Pública e as ações de governo (Tema 4.A) no setor do Esporte e do Lazer, entendendo que tais ações setoriais constituem um Desafio estratégico para as políticas públicas (Área Transversal 4), dado o impacto que podem produzir na Capacitação dos recursos humanos (Tema 4.E) que atuam na área, bem como na qualificação das intervenções político-pedagógicas a partir do Esporte e do Lazer na sua relação com os Aspectos de educação e segurança no Estado de Goiás (Tema 4.D). Do ponto de vista da intervenção social, as atividades de pesquisa desenvolvidas pela Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer se concretizam como atividades que visam auxiliar os atores governamentais e não-governamentais no campo das políticas públicas. Nesse sentido, qualifica o Estado em sua responsabilidade pela execução de políticas de Esporte e de Lazer voltadas para a consolidação dessas práticas como direitos sociais e, portanto, como política pública que viabilize e garanta o acesso da população brasileira, em todos os segmentos etários – criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, bem como pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais –, em uma perspectiva intergeracional, de ações contínuas que respondam às necessidades localizadas nesse campo da vida social. Pauta-se pelo intercâmbio entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e pela construção de estratégias para a organização de um trabalho coletivo e transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão. Organiza atividades que visam fomentar projetos, respaldar e desenvolver pesquisas, constituir fóruns de discussão e estimular a publicação de trabalhos e a produção de novas tecnologias, contribuindo para a sistematização, pedagogização, operacionalização e transferência social de conhecimentos relativos à área do Esporte e Lazer. Ressalta-se ainda que a criação da Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer se insere no contexto maior referente aos objetivos da REDE CEDES – Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, do MINISTÉRIO DO ESPORTE, que visa a instituição de parcerias em nível nacional na execução de projetos de pesquisas objetivando a produção de conhecimentos no campo da gestão do Esporte e do Lazer, com a conseqüente qualificação dos programas na área. De outro lado, guarda o potencial de tornar-se, em médio prazo, uma rede de excelência em pesquisa no âmbito do Esporte e Lazer de Goiás, construído em parceria com os atores sociais do Estado que agregarão conhecimento, pesquisas e produtos. A partir da inserção de novos pesquisadores, a rede também amplia seu campo de abrangência para as pesquisas e estudos da formação e atuação profissional em Educação Física.

Áreas da Agenda Goiana de Programas de Fomento à Pesquisa: 4 - Desafios Estratégicos e Políticas Públicas

Instuição pertencentes Rede de Pesquisa UFG -

1. UFG - Universidade Federal de Goiás